quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por que ando sumida? A resposta...

Bem, resolvi mostrar um pouco do trabalho que ando fazendo para movimentar um pouco o blog... Espero que gostem!



Esta foi a primeira medalha que eu fiz o projeto e a modelagem. Trata da comemoração dos 200 anos do primeiro jornal da Bahia. O chamado: Idade d'Oro do Brazil. 

O Idade d'Oro do Brazil foi um periódico publicado em Salvador, na Bahia, no início do século XIX. Foi o primeiro jornal a ser impresso na Província da Bahia, na tipografia fundada e dirigida por Manuel Antônio da Silva Serva. Com quatro páginas, circulou às terças e sextas-feiras, no período de 14 de maio de 1811 a 24 de junho de 1823.

Publicado sob a proteção do Conde dos Arcos, tinha como redatores Diogo Soares da Silva de Bivar e o padre Ignacio José de Macedo. A sua linha editorial era conservadora, defendendo o absolutismo monárquico português. (Fonte: Wikipedia)


Anverso com o retrato do VIII Conde dos Arcos.


Reverso com o Morgado de Santa Bárbara.

A próxima é a medalha dos 150 Anos do Reflorestamento do Parque Nacional da Tijuca. O projeto e a modelagem foram feitos pela artista Katia Dias. Eu apenas modelei o retrato do Major Archer.
Gosto muito desta medalha, principalmente do reverso, que tem uma composição de paisagens do Parque.





A terceira medalha que apresento aqui é a de comemoração do Tricentenário de elevação à Vila das cidades de Mariana, Ouro Preto e Sabará.

Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 54.179 habitantes. Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Foi, no século XVII, uma das maiores cidades produtoras de outro para a coroa portuguesa. Vale lembrar que Mariana tornou-se a primeira capital de Minas por participar de uma distputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais. Enquanto vila era denominada vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo.

Ouro Preto foi elevada a vila em 1711 pela junção de vários arraiais, tornando-se sede de concelho, com designação de Vila Rica.

Sabará tem origem num arraial de bandeirantes que apareceu no fim do século XVII. O povoado cresceu e foi criada a freguesia em 1707, que foi elevada a vila e município em 1711, com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. É cidade desde 1838. (Fonte: Wikipedia)


O anverso foi idealizado e modelado pela artista Erika Takeyama.



E a parte do reverso ficou comigo. Minha ideia foi não dar destaque a nenhuma cidade específica. Por isso o reverso não tem um lado certo. Assim, a pessoa pode girar a medalha a fim de ver melhor cada imagem nela representada. Foram escolhidos pontos históricos importantes de cada cidade para melhor representá-las.  



A quarta medalha, comemorativa do centenário do Theatro Mvnicipal de São Paulo, é uma medalha que eu gostei muito de fazer, ela é a segunda que foi feita por mim desde o projeto até a modelagem.



O anverso tem uma composição de um dos espelhos do salão nobre do Theatro. A figura representada no centro é a do deus Baco.


No reverso tem um detalhe da fachada do Theatro, com o destaque para a representação da música.

E a última medalha, que foi lançada em novembro de 2011. A que comemorou os 100 anos do Mário Lago. Esta eu fiz com a artista Monique Porto. Nós trocamos tudo! Foi o seguinte, eu fiz o projeto do anverso e ela modelou, enquanto que ela fez o projeto do reverso e eu modelei. Nem foi tão difícil, né? 
Esta medalha também tem outro detalhe, ela foi toda modelada manualmente e reduzida no pantógrafo. Foi a primeira que nós fizemos toda à mão. Foi uma boa experiência, mas é difícil! O resultado é completamente diferente, como vocês podem ver.















Anverso














                                                                  Reverso




Espero publicar mais coisas em breve! Provavelmente o próximo post será de uns desenhos... Vamos ver! :)

5 comentários:

Rodrigo disse...

Que obras bonitas, Fernanda! Assim eu quase te perdôo por ter nos abandonado lá no CEOE. Quase. :-)

Apareça quando quiser, viu?

Um beijo enorme,
Rodrigo

Fê Dutra disse...

Muito orgulho da Fefê!!!!!

Roni disse...

Parabéns!! Deve ser muito gratificante!!

Anônimo disse...

Filha,
Espero que não se importe, mas postei o blog no face...
A arte necessita de divulgação para ser admirada e eternizada.
Sinto-me orgulhosa, feliz e grata a Deus por tudo de bom que Ele me deu na vida e VOCÊ faz parte disso.
Que Ele te guie hoje e sempre!
Parabéns! Sucesso! Felicidade!

Um grande beijo da sua mãe

Fabio Rocha disse...

Adorei o reverso da medalha dos 150 Anos do Reflorestamento do Parque Nacional da Tijuca. Muito interessante a solução pras 3 cidades homenageadas também. Parabéns pelos belos trabalhos!